CKMB - Creatinofosfoquinase MB

A CK-MB é um marcador muito utilizado na prática clínica, embora tenha limitações conhecidas. Idealmente, a CK-MB deve ser mensurada por meio de Imunoensaio para dosagem da sua concentração (CK-MB Massa) ao invés da sua atividade.
Nas Diretrizes sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supra desnível do Segmento ST, a Sociedade Brasileira de Cardiologia define que os marcadores bioquímicos de escolha para a detecção de necrose miocárdica são CK-MB Massa e Troponinas.
A medida da concentração da CK-MB (Massa) por Quimioluminescência, a partir do uso de anticorpos monoclonais anti-CKMB, é um método muito sensível. Estudos clínicos demostraram que a alteração da CK-MB massa é mais precoce do que a de sua atividade, havendo, portanto, ganho na sensibilidade do teste sem perda de especificidade.
Assim como a CK-MB Atividade, a CK-MB Massa apresenta como limitação o fato de elevar-se após dano em outros tecidos não-cardíacos, especialmente após lesão em músculo liso e esquelético.

 

Resultados