• Home >
  • Blog >
  • Como a mudança de rotina das férias afeta a saúde das crianças

Como a mudança de rotina das férias afeta a saúde das crianças

Como a mudança de rotina das férias afeta a saúde das crianças

No período das férias, a diversão e a liberdade da criançada garantem grandes aventuras imaginárias e ficar até mais tarde acordada parece não ser um problema, já que não teremos compromissos no dia seguinte. 

 

Além de não ser possível recuperar as horas de sono perdidas, a mudança repentina de hábitos durante as férias pode acabar prejudicando a volta às aulas e até mesmo a saúde dos pequenos.

 

Acordar os filhos, por exemplo, se torna mais difícil para os pais e pior ainda para as crianças, que acabam indo à escola sonolentas e com mau humor. Como se isso já não fosse de cortar o coração, os problemas podem ser ainda mais graves.

 

Rotina de Sono nas Férias

Manter a rotina nas férias parecida com o restante do ano é importante tanto para as crianças quanto para os adultos, recomendam os especialistas do sono. Isso evita que o relógio biológico fique desregulado, gerando prejuízos no futuro.

 

Com o relógio biológico das crianças desregulado e as noites mal dormidas o organismo funcional mal e prejudica a produção de vários hormônios, como os do crescimento e desenvolvimento, que pode causar dores de cabeça, mau humor e dificuldade de concentração. Além da dificuldade de acordar no horário certo na volta às aulas.

 

Essa regra vale para todos, especialmente os filhos adolescentes, que são ainda mais afetados, isso porque eles conseguem facilmente trocar o dia pela noite e ficam na frente do computador ou celular mesmo cansados. A consequência é grave, eles levam mais de um mês para entrar no ritmo das aulas.

 

Se você achar importante, é possível deixar seus filhos dormirem e acordarem um pouco mais tarde do habitual. A variação em relação à rotina do restante do ano pode ser de uma ou duas horas, no máximo. Não extrapole muito para não perder o café da manhã, a refeição mais importante do dia como você vai ver na próxima dica.

 

Rotina de Alimentação Durante as Férias

Neste momento de descontração, os adultos podem acabar relaxando e os pequenos abusam nos pedidos, principalmente dos doces e fast-food's.

 

Se a vontade por doces for grande, tente contornar com um frutas frescas. Você pode colocar algumas frutas já descascadas e picadas em um lugar visível da casa e que seja de fácil acesso.

 

O cardápio pode variar um pouco, mas é bom não abusar das besteiras, e não esqueça de beber bastante água, inclusive por uma questão de saúde.

 

Atividades Físicas não Podem Parar

Seja uma caminhada em um parque ou algum esporte como futebol, etc. Brincadeiras que envolvem corrida, como pega-pega, caça ao tesouro etc. podem ajudar.

 

Organizar um “rodízio de pais” pode ser uma excelente dica, dessa forma, você recebe o grupinho todo em um dia e pode relaxar em casa no outro.

 

Também é importante reservar um tempo para brincadeiras de pais e filhos. Ensine brincadeiras da sua época, conheça as deles. Essa é a época ideal para estreitar os laços e criar boas memórias em família antes de voltar à rotina normal.

 

Volta às Aulas, Volta à Rotina

Antes de encerrar o período de maior diversão e voltar à programação normal, é preciso de mais atenção.

 

Pelo menos uma semana antes do início das aulas é importante que o sono retorne ao normal, para os pequenos já irem se acostumando novamente, regule também os alimentos de forma mais criteriosa e não deixe de fazer um check up de saúde para verificar se continua tudo em ordem e preparado para a grande volta.

 

Os testes variam de acordo com a criança e o histórico da família. Normalmente aqui no Laboratório Reunidos, é feito o hemograma, exame de fezes, exame de glicemia, colesterol e triglicérides e completamos o calendário de vacinação.

 

Além desses testes, é recomendável conferir a pressão arterial. Essa é uma medida bastante recente, porque os pequenos têm ingerido o triplo da dose de sal recomendada – principalmente no período de férias ­– o que acaba aumentando o risco de hipertensão na infância.

 

Com os cuidados adequados e as dicas que demos aqui você vai, sem dúvida, aproveitar o máximo das férias com a criançada e ainda garantir muita saúde e animação para toda a família!

Resultados